sexta-feira, 14 de março de 2008

*Mulher Folha e Amante Fuligem*-Brenda Mars



Foto:Com seu vestido de noiva, após o enlace com Beto Ferris, webdesigner tendo complementado o traje nupcial com o colete e chapéu do marido,simbolismos de poetisa...Brenda retorna a Belo Horizonte, depois de haver passado um tempo em Brasília.

Brenda Marques Pena
[Cônsul - Z-L-Belo Horizonte-MG,de Poetas del Mundo]

*Mulher Folha e Amante Fuligem*

Elemento de um só nó
vida vivida na vertente
dessa transitoriedade latente

Lida de levar a vida
No compasso a passar
Por caminhos só de ida.

Anda a incerteza do amor
Por caminhos tão distantes
Que dispersam todas as luzes.

A paisagem não sabe dizer
Se poesia é árvore ou fruto
Mas ela está a brotar e crescer.

Folhagem e fuligem
O poema queima a paisagem
Até o gozo refrescar o corpo.

A poesia é mulher ou amante?
Homem sem história talvez?

O poema não guarda a memória
Ele faz a sua própria história
Sem palavras, traços ou riscos

O poema retoma ao giz-de-cêra
De uma infância de cores
Para aliviar as dores
De quem nesta arte
Será sempre aprendiz.

(Poema escrito em comemoração ao dia Mundial da Poesia - 21 de março de 2007 - entrada da primavera no hemisfério e do outono no hemisfério Sul e Dia da Árvore)

Essa moça é a um tempo doce e determinada, sabe o que quer e vai longe.Não perde tempo, não perde nada.
Performer, baterista (Banda Caution),jornalista, ainda acha tempo para poetizar.E mais:ser a presidente de sua significativa ONG, a IMERSÃO LATINA,

Neste mês, sai a lume ,com poemas eróticos,na antologia MULHERES NO BANQUETE DE EROS (organizada por Nina Reis, da Editora aBrace, onde também estou,foi lançada na Feira do livro de La Habana, em Cuba.E também no Mulheres Emergentes, da Editora ME,organizada pela também poeta Tânia Diniz.

Juntas, estamos para publicar ALMAS DESNUDAS.

Ontem,ela apresentou-se,a convite de Silvia Araújo Motta ,na AMATRA Associação dos Magistrados Trabalhistas.Indiquei-a por saber, que mesmo de última hora, ia sair-se muito bem. Silvia me disse que arrazou. Levou punhal e soutien, símbolos de luta feminista. Homenageou duas "Marias" - Maria Lúcia Cardoso de Magalhães e Maria Eneida
Nogueira Guimarães que passaram a integrar a Academia Feminina Mineira de Letras - AFEMIL. Segundo a poeta, a Presidente da agremiação, Maria Laura Pereira da Silva Couy, destacou o fio da tessitura da escrita feminina: um ato de coragem e entrega. "Sem dúvida, foi uma noite das Marias, em seus contos, poesia e um discurso", conclui Brenda.

No momento, ela prepara a performance que fará dia 27, no Sarau da Lagoa do Nado, a convite de Ricardo Evangelista. Na ocasião ela lançará "Mulheres no Banquete de Eros", da Editora aBrace e "Mulheres Emergentes", da Tânia Diniz Edições Alternativas. Brenda conta que quem for ao Centro Cultural da Lagoa do Nado, presenciará um espetáculo multimídia com vídeo da artista Lygia Clark e "El agua que respiro, da produtora independente chilena Ochoaletas, "jogos de corpo e interatividade retomando elementos sensitivos que fazem referência à transitoriedade do amor feminino, em suas vertentes: materna, fraterna e erótica".

Nenhum comentário: